Eles dizem que o amor move o mundo , e certamente é verdade se entendermos que não apenas as pessoas podem ser amadas, mas também dinheiro, poder … É claro que , o amor tem muitas faces e muitas arestas, e pode ser ao mesmo tempo a melhor coisa que já aconteceu conosco e o que mais nos assusta. Todos nos apaixonamos, mais cedo ou mais tarde, e isso pode ser uma alegria maravilhosa ou uma decepção total, dependendo, por exemplo, do que a outra pessoa sente por nós. E é que existem pessoas que têm muita sorte e encontram o amor de sua vida quando adolescente , casando-se com ele logo depois, e outras que, após vários relacionamentos frustrados, começam a se perguntar qual é o problema que os impedem de desfrutar do amor.
Há pessoas que até acabaram sentindo um medo atávico do amor, ou melhor, se apaixonando porque para elas isso pode significar uma dor insuportável, principalmente se tiverem experiências ruins anteriores. O medo de se apaixonar também é conhecido como Filofobia , e pode se tornar um distúrbio complicado que afeta seriamente nossas vidas, porque pensamos que estamos destinados a ficar sozinhose isso pode nos causar ansiedade sobre qualquer possível relacionamento amoroso que possamos ter. É um problema complicado, com muitas faces, muitas causas e origens, e que queremos estudar mais neste artigo, para esclarecer muito mais.
Por que o medo de se apaixonar
Todos nós já nos sentimos magoados pelo amor . É comum depois de ter sofrido uma ruptura ou uma decepção do amor , e é que os problemas do coração não são exatamente simples. Existem pessoas que têm relacionamentos completamente completos e são capazes de superá-los quando terminam, mas há outras que ficam mal nesses relacionamentos. Por isso, sofrem tanto quando algo termina e essa dor é forte e pode fazer você duvidar quando você inicia outro relacionamento. É assim que o medo de se apaixonar é gerado , porque acredita-se que todos os relacionamentos terminem da mesma maneira, com dor, com distanciamento e com tristeza.
Há pessoas que até deixam de acreditar no amor após diferentes experiências que tiveram, mas há outras que ainda não tiveram essas experiências e da mesma forma têm esse medo de se apaixonar. Talvez por fazer isso pela primeira vez e sentir a vertigem que todos sentimos em um novo relacionamento . Talvez por ter visto relacionamentos que terminam mal em seu entorno imediato e por não querer passar por essa experiência. É uma coisa natural, mas não devemos deixar que todo esse medo nos alcance, porque, caso contrário, ele nos controlará e nos impedirá de desfrutar de todas as coisas boas e que a gente sente quando se apaixona.
O que as pessoas experimentam
O medo de se apaixonar pode ocorrer em qualquer pessoa , independentemente da idade, sexo … É simplesmente um distúrbio que em alguns casos se torna grave, e que pode nos impedir de manter qualquer relacionamento amando , ou mesmo perto, pelo medo que temos de sofrer. É um medo que geralmente surge em pessoas que já passaram por essa situação delicada e sofreram por isso. O problema é exacerbado quando experiências ruins são repetidas e resultam em um medo impossível de ser superado por essa pessoa, que entende que sempre será o mesmo e que é melhor não se apaixonar, porque tudo o que você encontrará se fizer isso é dor e preocupações. São pessoas que, como regra geral, têm medo de fracassos ou abandono e cuja auto-estima não é muito alta.
Existe uma maneira de corrigi-lo?
Existem muitas maneiras de lidar com esse medo do fracasso, desde a terapia até a simples tentativa de se abrir mais para as pessoas com as quais podemos nos sentir confortáveis a esse respeito. A solução, é claro, deve começar por si mesma, porque no final somos nós que devemos deixar para trás tudo o que nos preocupa e nos assusta, para tentar novamente. É um reflexo do medo do fracasso e do sofrimento, algo que é natural, mas não pode nos controlar, porque, caso contrário, nossa vida não será completamente cheia. Devemos lutar para nos livrar de todos esses medos e dar a volta por cima, entendendo que às vezes a vida é sofrida, mas outras são desfrutadas e vividas intensamente, e por isso temos que ousar dar o passo e arriscar.
Dicas para acreditar no amor novamente
Todo mundo terá suas receitas mágicas para acreditar no amor e pensar que é possível estar com uma pessoa ao longo da vida. A verdade é que a sociedade em que vivemos não facilita nada , porque parece que estamos sempre procurando mais por nós mesmos do que pelos outros, e o individualismo se tornou egoísta o que muitas vezes se leva a relacionamentos , causando esse terrível medo de se apaixonar . O amor está presente em nossas vidas como algo especial, e não podemos nos recusar a senti-lo, porque mesmo isso também é complicado, por causa das experiências muito ruins que tivemos.
Ver a vida de uma maneira muito mais positiva, sair da nossa zona de conforto e perder o medo de ser ferido são os melhores conselhos que podemos dar. Também o fato de trabalhar nossa auto-estima e melhorar a percepção que temos de nós mesmos , o que valorizamos, o que merecemos, para enfrentar as relações com a segurança que estamos procurando por algo que melhorar-nos, algo para compartilhar, não para nos completar ou salvar . O amor deve ser uma escolha e acreditar nisso é algo que vem naturalmente para nós, para que possamos derrubar barreiras, medos e ousar.